Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições para 2018

O Prêmio Sesc de Literatura chega a sua 15º edição em 2018. As inscrições começam no dia 8 de janeiro e se estendem até o dia 16 de fevereiro. Os candidatos podem concorrer nas categorias Conto e Romance. O concurso é conhecido por identificar escritores inéditos da literatura nacional.

Para participar, os inscritos devem apresentar os originais de romances e as coletâneas de contos inéditos. O autor pode concorrer nas duas categorias desde que tenha obras nunca publicadas em ambas, inclusive em plataforma online. Neste caso, as inscrições são realizadas separadamente. O processo seletivo será realizado via internet, desde o envio de informações pessoais até a obra digitalizada.

Todos os trabalhos são submetidos à avaliação das comissões julgadoras compostas por escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários definidos pelo Sesc. Os vencedores serão anunciados em junho de 2018 e terão suas obras publicadas pela editora Record, que é responsável pela edição e distribuição.

O edital completo estará disponível em www.sesc.com.br/premiosesc. Informações adicionais também podem ser obtidas pelo e-mail literatura@sesc.com.br.

Histórico - José Almeida Júnior (DF) e João Meirelles Filho (PA) foram os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2017, nas categorias Romance e Conto, respectivamente, com os livros ‘Última Hora’ e ‘O Abridor de Letras’. “O Prêmio Sesc hoje é referência para autores estreantes no país. Após a divulgação do resultado de 2017, passei a ser reconhecido como escritor. Fui convidado a participar de entrevistas e eventos. É um início de carreira como escritor que jamais acreditei que fosse ter”, contou José Almeida. “O Prêmio Sesc mudou minha vida. Agora terei que dividir-me entre ativista, ensaísta e contista. Muito feliz por ter esta oportunidade e por apresentar a Amazônia em ficção”,  concluiu João Meirelles. 

Em 2016, o Nordeste ganhou destaque, pois o Prêmio contemplou dois vencedores da região, o jornalista, natural de Araci (BA), Franklin Carvalho venceu na categoria romance com “Céus e terra” e o professor, de Garanhuns (PE), Mário Rodrigues na categoria conto com “Receita para se fazer um monstro”.

Sobre o Prêmio Sesc - Lançado pelo Sesc em 2003, o concurso identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Até agora já foram revelados 25 novos autores. Além de inclui-los em programações literárias do Sesc, o Prêmio também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes: os livros vencedores são publicados e distribuídos pela editora Record. Mais do que oferecer uma oportunidade aos novos escritores, o Prêmio Sesc de Literatura cumpre um importante papel na área cultural, proporcionando uma renovação no panorama literário brasileiro.

Sobre o Sindicato

Sindicato Patronal do Comércio de Paulo Afonso e Região

  • Endereço:
    Rua Monsenhor Magalhães, 325 - Centro
  • CEP: 48602-125
  • Processo: 1321
  • Telefone(s):(75) 3281-5112
  • Email contato: sindicato_patronal@ig.com.br
  • Presidente:
    FRANCISCO DE ASSIS FERREIRA